Eu e a minha irmã, 1992.
Biografia.
Comecei a ler e a escrever ainda antes de entrar na escola primária. Acreditei que ser professor de “letras” poderia ser o meu futuro, mas explicaram-me que seria um pouco limitativo.
Depois, quis ser camionista e seguir as pisadas do meu pai, mas larguei o volante, porque tinha mais jeito para ser empreendedor. Criei a minha empresa de transportes aos oito anos.
A seguir, assumi as funções de designer e desenvolvi a imagem da empresa, primeiro com papel quadriculado — para que os cortes ficassem meticulosamente à medida dos meus brinquedos — e mais tarde com o computador, para dar o aspeto profissional que era tão necessário.
Acontece que a minha frota precisava de estradas para circular. Passei a ser engenheiro civil e desenhei autoestradas de cartão.
Fui crescendo e troquei os camiões pelo rato e teclado. Comecei a mexer no primeiro programa de arquitetura, The Sims 2.
Quis ser muita coisa e herdei muito dessas vontades. Das letras, herdei o gosto pela escrita e pela tipografia e sei distinguir Arial de Helvetica. Da camionagem, sei as marcas, conheço as estradas, os sinais de trânsito e tenho um ótimo sentido de orientação. Da arquitetura, sei apreciar, ajudo nos levantamentos e sei que um projeto de licenciamento antecede um projeto de especialidades. Do design, sei também apreciá-lo e tenho aprendido a aplicá-lo no papel e no digital.
Escolhi marketing pela versatilidade e Leiria pela proximidade. Rumei a norte, desci para sul e fixei-me no centro. Posso ser estratega e operacional. Posso idealizar, criar e executar. Comecei nas energias renováveis, passei pelo empreendedorismo e hoje estou no turismo. Paralelamente, vou fazendo o meu caminho, na colaboração em projetos e na partilha de conhecimentos com aqueles que querem arriscar nesta área.
Formação académica
Licenciatura em Marketing
2009-2012
Escola Superior de Tecnologia e Gestão — Politécnico de Leiria
Naturalidade
Leiria, Portugal
Formação académica
Licenciatura em Marketing
2009–2012
Escola Superior de Tecnologia e Gestão — Politécnico de Leiria
Residência atual
Leiria, Portugal
Percurso profissional
Marketing manager
2014-2015
Futursolutions - Sistemas Eléctricos e Domótica, Lda.
Percurso profissional
Project manager
2015–2016
Startup Leiria — Associação de Promoção do Empreendedorismo, Inovação e Novas Tecnologias
Percurso profissional
Marketing strategist
2016-presente
NML Turismo — Consultoria e Marketing para o Turismo e Hotelaria
Percurso profissional
Freelancer — Marketing, Design e Webdesign, Formador
2018-presente
Projetos desenvolvidos
Em regime de freelancing:
Sundeals
Lúcia Coelho Solicitadora
Fisiocore
Lampicris
Shellter Vieira Apartments
Amazing Evolution
ITI — Instituto Técnico de Inovação
Percurso profissional
Formador de Marketing Digital (freelancer)
2020-presente
ITI - Instituto Técnico de Inovação
Como distinguir Arial de Helvetica?
A fonte Helvetica foi desenhada originalmente em 1957 pelo designer suíço Max Miedinger, para a Haas Type Foundry. Já a Arial foi desenhada em 1892 por Robin Nicholas e Patricia Saunders para a Monotype Typography.
Sucintamente, a Arial foi desenvolvida porque a empresa ganhou o contrato de fornecimento de fontes às impressoras laser da IBM. Embora a Arial não tivesse sido pensada para competir com a Helvetica, uma vez que foram inspiradas em fontes originais distintas, a Arial tornou-se numa substituta gratuita da Helvetica, por estar disponível nos sistemas Windows.
Um olhar mais atento permite detetar as diferenças entre as duas fontes. Comecemos pelas letras maiúsculas G, R, Q e pelas minúsculas a e t:
Estas letras permitem desde logo detetar as diferenças, mas se quisermos aprofundar podemos olhar também para as letras C, e, f, r, g e j:
Não é assim tão difícil!
Resumo.
Nasci em 1991, em Leiria. Terminei a minha licenciatura em Marketing no Politécnico de Leiria em 2012. Sou pós-graduado em Marketing Digital pelo IPAM Porto (2017). Obtive o certificado de competências pedagógicas em 2018 e leciono formações em Marketing Digital desde 2020.
Sou um profissional de marketing com experiência em comunicação digital, da estratégia à operacionalização. Tenho experiência complementar em design gráfico e webdesign, com domínio avançado das principais ferramentas e elevado sentido estético e funcional.
Tenho desenvolvido identidades para várias marcas, sobretudo na hotelaria. No meu currículo conto também com vários websites publicados, sendo responsável pela definição dos layouts e pelo desenvolvimento dos conteúdos.
O que faço
Marketing
Consultoria e formação
Planos de marketing
Diagnóstico e gestão da presença digital
Gestão de conteúdos, copywriting e SEO
Publicidade PPC
Análise e pesquisa de mercado e tendências
Design gráfico
Branding
Social media
Apresentações
Webdesign
Desenvolvimento e gestão de websites
Registo de domínios e alojamento
O que já fiz